Na primeira frase, a interpretação é de que o diretor da escola ligou para João. Já na segunda frase, a interpretação é de que João é o diretor da escola.
Conseguiu perceber a importância da vírgula para que a mensagem seja bem compreendida? Então, vamos aprender como usá-la!
• Para separar termos de mesma função sintática
Ex: Os meninos gostam de futebol, de música e de televisão.
• Para isolar o vocativo
Ex: Então, meu caro, não há mais o que fazer.
• Para isolar o aposto explicativo
Ex: Mario, ex-senador, foi eleito governador.
• Para isolar termos antecipados, como: complemento, adjunto ou predicativo
Ex: Na semana passava, fui ao supermercado. (antecipação de um adjunto adverbial)
• Para separar expressões explicativas
Ex: Todos queriam sair, isto é, disseram que queriam.
• Em orações adjetivas explicativas
Ex: O Brasil, que é um belíssimo país, possui ótimas praias.
• Em orações coordenadas
Ex: Esforçou-se muito, mas não ganhou.
• Em orações intercaladas
Ex: Todos serão, eu espero, aprovados.
• Para separar local de data
Ex: Rio de Janeiro, 23 de agosto de 2020.
• Para separar orações Adverbiais deslocadas (início ou meio)
Ex: Ao ligar para ela, ouvi a batida do som.
• Em “Sim” e “não” como resposta
Ex: Sim, vou embora.
• Para destacar o Pleonasmo
Ex: E pula, e dança, e canta, e grita sem parar.
• Em caso de zeugma ou de elipse
Ex: Meu tio gosta de futebol; eu, de vôlei.
Quando o “e” equivaler a “mas”
Ex: É ferida que dói, e não se sente.
“e” entre orações com diferentes sujeitos
Ex: Maria foi as compras, e Manuela ficou em casa.
Não se usa a Vírgula para separar termos dependentes dentro da oração!
• Sujeito e Verbo
Ex.: Todos nós, vamos ao cinema. (Todos nós vamos ao cinema.)
• Verbo e Complemento
Ex.: João tomou, chá de sumiço. (João tomou chá de sumiço.)
• Nome e Adjunto Adnominal
Ex.: Os dias, de verão são os mais lindos. (Os dias de verão são os mais lindos.)
• Nome e Complemento Nominal
Ex.: Eles falam da defesa, da moral, como se fossem morais. (Eles falam da defesa da moral, como se fossem morais.)
1. (UFLa – MG) Aponte a alternativa que justifica corretamente o emprego das vírgulas na seguinte frase:
“Guri que finta banco, escritório, repartição, fila, balcão, pedido de certidão, imposto a pagar.”
(Lourenço Diaféria)
a) Separar o aposto.
b) Separar o vocativo.
c) Separar orações coordenadas assindéticas.
d) Separar oração subordinada adverbial da oração principal.
e) Separar palavras com a mesma função sintática.
2. (VUNESP) Assinale a alternativa cuja frase está com pontuação correta, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
a) Rostos, de crianças e jovens, poderão ser, envelhecidos.
b) Avatar, filme de ficção científica, teve o mesmo programa de computador.
c) O estúdio Artes Forenses, vai poder facilitar o trabalho da polícia.
d) Identificar criminosos; é uma tarefa difícil, e cara.
e) Há pessoas, desaparecidas: faz muito tempo.
3. (MPE-MS 2013) Aponte a oração em que o emprego da vírgula está incorreto:
a) Estudou muito, logo tinha de ser aprovado.
b) Eu fui de ônibus, ela de avião.
c) Comunicamos ao prezadíssimo amigo, que estaremos ao seu inteiro dispor.
d) Da Vinci, espírito enciclopédico, foi a alma da Renascença.
e) Você que possui muitos saberes, Paulo, diga o quê fazer agora!
4. (IBF 2012) Assinale dentre as alternativas a frase que apresenta pontuação adequada:
a) Mãe, venha até meu quarto.
b) Curitiba 27 de outubro de 2012.
c) O menino, sentia-se mal.
d) Onde estão os nossos: pais, vizinhos.
e) Assim permite-se roupas, curtas.
5. Assinale a opção em que o uso da vírgula é utilizado em uma expressão conclusiva.
a) O tempo está feio, isto é, choverá ainda esta manhã.
b) Daqui a pouco, iremos todos ao mercado.
c) O tempo está feio, portanto, choverá em breve.
d) Gabriela, a bonita garota, está cheia de alegria.
e) Cheios de esperança, os meninos saíram alegres.
Muito bom
Agradecemos, Anderson!
Bons estudos! 😉