Skip to main content

Diferença entre Estabilidade e Vitaliciedade

Olá, Descomplicando, tudo bem? Hoje falaremos sobre a diferença entre Estabilidade e Vitaliciedade para que você não se confunda mais e, consequentemente, não erre na hora da prova. Vamos lá!

A Estabilidade é direcionada a Agentes Públicos da Administração direta, Autarquias e Fundações Públicas de Direito Público, enquanto a Vitaliciedade é direcionada a Membros do Judiciário (Magistrados, Ministros), do Ministério Público (Procuradores, Promotores) e do Tribunal de Contas (Ministros).

ATENÇÃO!

Os cargos vitalícios são listados, taxativamente, na CF/88, sendo INCONSTITUCIONAL estender a vitaliciedade a outras carreiras como Delegados e Defensores Públicos, por exemplo.

Os Agentes públicos que possuem a Estabilidade possuem Cargo Efetivo, já os Agentes públicos que possuem a Vitaliciedade possuem Cargo Vitalício.

Outra diferença entre a Estabilidade e a Vitaliciedade se dá no tempo de estágio probatório para sua aquisição.

Para se adquirir a Estabilidade é preciso 3 anos de estágio probatório, já para se adquirir a Vitaliciedade é preciso 2 anos de estágio probatório. Vale ressaltar que, nos Tribunais (Desembargadores e Ministros, por exemplo) a vitaliciedade é adquirida com posse.

Uma das principais diferenças entre a Estabilidade e a Vitaliciedade está na forma de perda do cargo efetivo ou vitalício.

O Servidor Estável pode perder o cargo por meio de Sentença judicial transitada em julgado, Processo Administrativo, Avaliação periódica de desempenho e excesso de despesa com pessoal.

O Servidor Vitalício só pode perder o cargo por meio de Sentença judicial transitada em julgado e no caso dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) por meio de decisão do Senado Federal em caso de Crime de Responsabilidade, o famoso impeachment.

Esperamos ter ajudado e respondido a sua dúvida. Beijos no coração e até a próxima!😘

Cursos Online para Concursos

One thought to “Diferença entre Estabilidade e Vitaliciedade”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.